• radioportobrasilsi

REDESCOBRIR: um programa que traz outros olhares sobre a Costa do Descobrimento

Na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, foi o dia de lançamento de mais um programa da Porto Brasil FM: o ReDescobrir.


Com a apresentação de Flávio Porto, o ReDescobrir, um projeto de jornalismo da Porto Brasil FM com a parceria Casulo Comunicação, que tem o objetivo de conhecer histórias e estórias do povo de Porto Seguro, conhecer empreendedores, conhecer mais e entender os encantos das belezas naturais da Costa do Descobrimento.


O que temos mostrar para os turistas que desembarcam em nossa cidade, além do que já é mundialmente conhecido? Como estamos cuidando do nosso meio ambiente? Que outros olhares a Costa do Descobrimento desperta para o mundo além das belas praias e das festas?

Buscando apresentar estes outros olhares sobre a região, o primeiro episódio do REDESCOBRIR, que foi ao ar na quarta-feira, 23 de fevereiro, teve como tema Ecoturismo ou Turismo Ambiental e contou com a participação de Renato Dória, proprietário da fazenda e agroindústria Bom Sossego, onde é desenvolvido um programa de Ecoturismo; da bióloga e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental, Beatriz Ribeiro, que trabalha no Parque Pau-Brasil, que tem um programa de visitação com trilhas e dinâmicas em meio a Mata Atlântica; e do ornitólogo Luciano Lima, coordenador do Observatório de Aves da RPPN Estação Veracel, que falou sobre a plataforma de turismo que já consolidada em muitos países, gerando benefícios sociais, ambientais e econômico.

AÇAÍ EXPERIENCE: DO PLANTIO AO POTE - Em sua participação Dória falou sobre o porquê oferecer Ecoturismo, salientando que mais que ser uma fonte de renda para a propriedade, é uma oportunidade de apresentar as áreas preservadas da fazenda, os cuidados com a produção e os cuidados com o meio ambiente. “Além de possibilitar uma outra forma de turismo para a nossa região, é também o reconhecimento do nosso trabalho”, disse Dória.

UM TOUR PELO PARQUE NACIONAL DO PAU-BRASIL - A bióloga Beatriz Ribeiro, levou os ouvintes em um tour pelo Parque, ressaltando que a abertura para a visitação tem um papel fundamental para a conservação da Biodiversidade e também como benefícios para a sociedade. “Essa categoria, Parque Nacional, na realidade tem essa missão: de ser um espaço natural para possibilitar o contato com a natureza, oferecendo atividades de lazer, atividades de educação, visitas para fins didáticos e para fiz de pesquisa. A partir desse contato, esperamos um desenvolvimento cultural, intelectual”, esclareceu Beatriz.

“O BRASIL É O PAÍS DOS PASSARINHOS!” – O ornitólogo Luciano Lima falou sobre a Observação de Aves, também conhecida como Passarinhar, uma plataforma de turismo que além de atrair turistas do mundo todos para a Costa do Descobrimento, tem se transformado em uma nova fonte de renda para comunidades rurais. “Eu costumo brincar e dizer para as pessoas esquecerem esse papo de que o Brasil é o país do Futebol. O Brasil é o país dos passarinhos! São quase duas mil espécies de aves, o que faz d Brasil um dos países com maior riqueza de aves do mundo e a Bahia representa bastante nesta diversidade, com mais de 1840 espécies de aves registradas e dessas, certa de 370 já foram registradas na região da Costa do Descobrimento”, salientou Lima, ao falar do potencial da Observação de Aves na região.

FORTALECER AS ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA - A coordenadora de Estratégia Ambiental da Veracel Celulose, e responsável pela Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel, Virginia Londe de Camargos, complementou que o turismo ambiental, que abrange a Observação de Aves, além de fortalecer as estratégias de conservação da Mata Atlântica, também gera emprego e renda. “Acreditamos que a Bahia é estratégica para a conservação da Mata Atlântica. E atraindo turistas para práticas sustentáveis apresentamos as belezas naturais surpreendentes da região, além de estabelecermos parcerias estratégicas para a conservação”, concluiu Virginia.

Vale a pena conferir a integra das entrevistas da 1ª edição do ReDescobrir. Basta clicar neste link para conhecer mais sobre o que a Costa do Descobrimento tem a oferecer aos turistas.


43 visualizações0 comentário