Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sua Nota é um Show garante apoio para associação de crianças autistas - PORTO BRASIL FM


No comando: PROGRAMADO – Programação variada

Das 23:05 às 6:00

No comando: PORQUE HOJE É SÁBADO

Das 8:00 às 11:00

No comando: SHOW DA MANHA – LOCUTOR – FLÁVIO PORTO

Das 06:05 às 08:59

No comando: ADRENALINA – CHARLES SENA

Das 09;05 às 12:00

No comando: Axê Brasil – Geovan Santos

Das 11:00 às 12:59

No comando: PORTO BRASIL NOTICIAS

Das 12:05 às 13:59

No comando: PROGRAMA LIVRE -SEGUNDA DAS 12:05 ÁS 14:00

Das 12:05 às 14:00

No comando: Programação Porto Brasil FM

Das 13:01 às 00:00

No comando: DIEGO COELHO – PROGRAMA TOCA TUDO

Das 14:05 às 16:59

No comando: PROGRAMA JESUS E VOCÊ

Das 17:02 às 18:59

No comando: Programa Livre – Reprise

Das 17:05 às 18:59

No comando: A VOZ DO BRASIL – Das 19:00 as 20:00

Das 19:01 às 20:00

Sua Nota é um Show garante apoio para associação de crianças autistas

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado no dia 2 de abril. A data foi instituída para dar mais visibilidade e discutir as necessidades e os direitos das pessoas autistas. Em Salvador, a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA), localizada no bairro de Pituaçu, garante atendimento pedagógico e psicopedagógico gratuito para 268 alunos. A AMA-BA é uma das 549 instituições beneficiadas pelo programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, coordenado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA).
Por meio do programa, os participantes podem compartilhar as notas fiscais eletrônicas com entidades filantrópicas como a AMA-BA. A cada quatro meses, as instituições sociais e de saúde dividem uma premiação de R$ 5 milhões. A Associação já recebeu, no total, R$ 179,6 mil como contrapartida às 960,9 mil notas fiscais compartilhadas pelos consumidores baianos com a instituição.De acordo com a presidente da AMA-BA, Rita Brasil, o recurso foi aplicado na compra de equipamentos como geladeira, computadores e máquina de plastificação utilizada na confecção dos recursos pedagógicos, todos executados na própria entidade. “Precisamos muito do apoio da sociedade para manter nossa estrutura. A gente divulga nas redes sociais, pede nos mercados e ainda aos familiares, que também correm atrás”, afirma. Segundo ela, a instituição tem uma lista de espera de 1,5 mil pessoas aguardando uma vaga, para serviços que vão desde a busca por diagnóstico até o acolhimento no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da AMA-BA.

Como apoiar

O compartilhamento de notas fiscais com as entidades apoiadas ocorre a partir da adesão do consumidor à campanha Nota Premiada Bahia. Para participar e ajudar as instituições do Sua Nota é um Show de Solidariedade, que integra o Programa de Educação Fiscal do Estado da Bahia, basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br. No momento do cadastro, é possível escolher até duas instituições filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, para compartilhar as suas notas fiscais eletrônicas.

Após essa etapa, é importante inserir o CPF na nota fiscal a cada compra realizada em estabelecimentos comerciais. As premiações para as instituições sociais e de saúde acontecem a cada quatro meses, de acordo com a quantidade de notas fiscais que foram compartilhadas para cada entidade.

Foto: Matheus Lens

Atendimento especializado

A AMA-BA funciona há 21 anos e começou a atuar a partir da necessidade de 18 famílias que sofriam por conta da falta de inclusão das pessoas com transtorno do espectro autista nas escolas da cidade. Hoje, a Associação atende 268 alunos, de segunda a quinta-feira, no contraturno escolar. Nas sextas, são realizados atendimentos individualizados para autistas de nível três.

A instituição oferece atendimento em pedagogia, psicopedagogia, psicomotricidade, educação física e música. “Aqui nós acreditamos que a pessoa com autismo tem capacidade para um processo de alfabetização e socialização, e, assim, a gente vem desenvolvendo nosso trabalho”, conta Rita Brasil. Para auxiliar nesse processo, os profissionais constroem, com materiais recicláveis, recursos pedagógicos específicos para os alunos, que levam em consideração as necessidades das crianças e adolescentes, trabalhando, por exemplo, o desenvolvimento motor e o foco visual.

Entre as crianças atendidas estão as irmãs gêmeas Ana Ester e Ana Alícia, de seis anos. Joseane Felix, mãe das meninas, conta que as filhas são acompanhadas há dois anos. “A evolução foi maravilhosa. Essa foi a primeira porta que se abriu para elas. Do porteiro aos professores, todo mundo aqui trata as meninas com muito amor e carinho”.

Taciara Santos, mãe de Anna Cecília, de seis anos, também destaca o acolhimento que recebeu. “O acolhimento aqui é maravilhoso. Senti bastante evolução. Eu, como mãe, e o pai começamos a perceber isso nela. Anna Cecília aprendeu a ficar mais ao redor de outras pessoas, cumprimenta as pessoas na rua e gosta mais do estudo”.

Fonte: Ascom/Sefaz-BA

Deixe seu comentário: