Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Moradias do Bahia Minha Casa vão oferecer recomeço para 80 famílias de Itabuna após enchentes - PORTO BRASIL FM


No comando: PROGRAMADO – Programação variada

Das 23:05 às 6:00

No comando: PORQUE HOJE É SÁBADO

Das 8:00 às 11:00

No comando: SHOW DA MANHA – LOCUTOR – FLÁVIO PORTO

Das 06:05 às 08:59

No comando: ADRENALINA – CHARLES SENA

Das 09;05 às 12:00

No comando: Axê Brasil – Geovan Santos

Das 11:00 às 12:59

No comando: PORTO BRASIL NOTICIAS

Das 12:05 às 13:59

No comando: PROGRAMA LIVRE -SEGUNDA DAS 12:05 ÁS 14:00

Das 12:05 às 14:00

No comando: Programação Porto Brasil FM

Das 13:01 às 00:00

No comando: DIEGO COELHO – PROGRAMA TOCA TUDO

Das 14:05 às 16:59

No comando: PROGRAMA JESUS E VOCÊ

Das 17:02 às 18:59

No comando: Programa Livre – Reprise

Das 17:05 às 18:59

No comando: A VOZ DO BRASIL – Das 19:00 as 20:00

Das 19:01 às 20:00

Moradias do Bahia Minha Casa vão oferecer recomeço para 80 famílias de Itabuna após enchentes

Quando Rosana Chaves perdeu sua casa em uma enchente avassaladora que atingiu Itabuna no fim de 2021, não imaginava que, hoje, estaria chorando de felicidade ao conversar sobre o assunto. “Essa é uma bênção e estou muito feliz. Já sofri muito na beira do rio, minha casa foi levada e estou muito ansiosa para ganhar o apartamento. Sempre perguntei a Deus: será que um dia vou ter uma casa com alvenaria e cerâmica? Com uma pia que eu possa lavar prato? Eu nunca tive isso, sempre morei na beira do rio, sempre fui sofrida. Graças a deus ganhei esse apartamento e estou muito feliz”, comemora.
“O relato de Rosana Chaves e tantas outras famílias atingidas pelas enchentes de 2021 nos mostra que estamos no caminho certo com o desenvolvimento de políticas públicas que transformam a vida das pessoas. Ao todo, o governo da Bahia, por meio da Conder, está construindo mais de duas mil casas em 40 municípios, com o projeto Bahia Minha Casa. Esse projeto é mais do que um investimento em moradia, é a possibilidade de um recomeço e a renovação da esperança. A Conder está comprometida com a continuidade desse trabalho, levando dignidade para as famílias baianas”, afirmou Zé Trindade, presidente da Conder.

Rosana e mais dezenas de famílias afetadas pelos alagamentos dos bairros Otávio Menezes, Vila da Paz e Gogó da Ema estão prestes a receber os 80 apartamentos, no bairro Nova Jaçanã. O Governo do Estado investiu R$10 milhões na obra realizada pela Conder em local seguro, sem possibilidade de novos alagamentos. Os apartamentos de 43 metros quadrados possuem dois dormitórios e estão distribuídos em 5 prédios com 4 pavimentos e 16 apartamentos em cada.

As obras já estão praticamente concluídas, e com isso, a preparação para o momento da mudança foi realizada pela equipe social da Conder, que orientou as famílias sobre a vistoria de entrega dos imóveis, as regras de convivência e outros detalhes técnicos como as plantas construtivas que receberão.

“Fizemos uma orientação sobre o que devem observar na casa quando for fazer a vistoria com a equipe da Conder e da construtora e informamos toda a documentação que vai ser necessária para fazer a regularização fundiária da propriedade. Mas também trabalhamos aspectos de convivência no novo espaço que será compartilhado. Junto com eles enumeramos o que queremos levar para o novo lar das famílias, como harmonia, respeito, cooperação; e o que não queremos ter nesse recomeço, como conflito, som alto, brigas, entre outros…”, explica Valéria Souza, responsável técnica pelo trabalho social desenvolvido na obra.

O fiscal da obra, Marivaldo da Silva Júnior, reforçou a importância das visitas que os futuros moradores vêm realizando através da Comissão de Acompanhamento da Intervenção Física e Social (Caisf). Para ele, o acompanhamento próximo ajuda a melhorar a qualidade da obra.

Reconstrução de moradias e novas contenções de encostas

A chance de um recomeço após a tragédia climática de 2021 veio com o programa Bahia Minha Casa. Os repasses do Governo do Estado estão financiando a construção de mais de 2.200 novas casas em municípios do Vale do Jiquiriçá, Sul e Extremo Sul do estado. Estas moradias estão sendo construída por meio de convênio com os municípios. Já a Conder está responsável pela execução de mais de 600 habitações em Jequié, Ilhéus, Itabuna, Dário Meira e Ubaíra.
O Governo do Estado também vem realizando contenções de encostas para prevenir novos transtornos na região. Já foram entregues 12 encostas em Cachoeira, Catu, Ibirapitanga, Itamari, Mutuípe e Teolândia. Ainda serão beneficiados os municípios de Conceição do Almeida, Itabuna, Jaguaquara e Ubaíra.

Fonte: Ascom/Conder

Deixe seu comentário: